domingo, 14 de fevereiro de 2016

Feminização Docente

Vamos discutir sobre a feminização docente?
Quais os pontos positivos e os pontos negativos que a feminização docente trouxe para a educação?
Deixe aqui seu comentário. E comente também sobre o que os outros colegas escrevem sobre este tema.

11 comentários:

  1. Bem, para mim, os pontos positivos são aqueles em que tornam a mulher independente, apta ao âmbito de trabalho, reconhecendo a capacidade da mulher em trabalhar com a docencia, seja lá qual for a área escolhida.

    Já os pontos negativos, são os que acabam por se sobrepor diante os pontos positivos, generalizando o trabalho feminino na área da docencia, Tais como: mulheres trabalharem mais com o ensino fundamental e infantil, os raros casos de mulheres seguindo carreira acadêmica (principalmente na área de exatas), a quantidade significativa de mulheres em cursos como pedagogia e letras, etc... Todos pontos derivados da generalização do trabalho feminino na docência.

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  2. A mulher quando ingressa na profissão docente leva consigo estereótipos criados acerca do seu gênero e incorporados na representação de professora.Isto significa admitir que em
    qualquer processo de trabalho, seja exercido por homens ou por mulheres, o gênero faz diferença.Além disso, vemos que o estudo do processo da feminização docente explica muitos fatores (positivos e negativos) relacionados ao exercício da docência na contemporaneidade, como por exemplo de que se a mulher é tida como representação de “professora
    primária”, o homem ainda é o maior
    representante em cargos educacionais de poder,
    ocupando em maior número as secretarias e ministérios de educação. #MarcosAndre

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  3. A feminização docente, trouxe de certa forma muitos pontos positivos, tanto na forma de indivíduo como na forma geral, de emprego, expectativa e libertação para as mulheres, pois a desvalorização da mulher na sociedade era muito grande, a mulher poderia apenas fazer o que o marido autorizasse, pois ela era totalmente depende.
    Já o ponto negativo foi a desvalorização financeira da profissão com a entrada da mulher na docência como segunda opção, já que os homens foram trabalhar nas indústrias, pois eram mais fortes que as mulheres fisicamente, em busca de melhores salários para o sustento da família na época. E como elas eram uma segunda opção, só as mulheres com dinheiro tinham tempo para voltar a estudar e ser professora, e como não precisavam de um salário igualado ao do homem, pois eram ricas, recebiam muito pouco para ensinar.

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  4. Positivos: Igualdade; a maioria das pessoas enxerga que a mulher tem maior capacidade para cuidar de crianças, e muitos se incomodam com homens tendo que ir no banheiro com um criança pequena, por exemplo;
    Negativos: O preconceito, mas os pontos negativos vem mais do passado, pelo fato da desvalorização do professor em si. Não pela feminização.

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  5. É um processo dinâmico e evolutivo que compreende um conjunto variado de aprendizagens e de experiências ao longo das diferentes etapas formativas, em um processo de transformação e reconstrução, de aprendizagem contínua de caráter formal ou não formal, que vai além da aquisição de conhecimentos e destrezas, constituindo uma questão de individualidade.Por isso, a feminização desta profissão trouxe consigo um pouco mais de afeto, humanização, igualdade; sendo estes algo que faz-se necessário para uma melhor relação professor-aluno. Mas ainda, que seja crescente a predominância feminina na docência, há de certa forma preconceito com estas, mesmo com a contribuição que elas trazem para a educação. #MatheusHadrien e #LuizHenrique.

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  6. A feminização docente proporcionou a mudança na forma de educar, pois as mulheres passaram a utilizar suas experiências como mães e donas de casa para ensinar os conteúdos escolares às crianças. Este fato foi positivo, mas a docência sofreu cada vez mais desvalorização a partir de então. As professoras não recebiam o mesmo salário, simplesmente por serem mulheres e estarem ocupando uma função exercida pelos homens, considerados mais capazes. Ser professor de crianças se tornou "coisa de mulher", marcando uma realidade de preconceito e machismo que perdura até hoje. Muitas pessoas ainda acreditam que os homens possuem mais capacidade intelectual para aprender atividades profissionais mais difíceis, e para elas, ser professora é considerado algo "mais apropriado".

    Cristina e Milena

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  7. Os pontos positivos:
    A identificação da mulher com a profissão.
    A igualdade na profissão.
    O reconhecimento do trabalho feminino na profissão.

    Os pontos neativos:
    O abandono do sexo masculino a profissão.
    As diferenciações de ensino para os sexos.
    Os preconceitos gerados aos homens devido a feminização na docência.

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  8. No contexto do tema feminização, acreditamos que o principal ponto negativo é discriminação da sociedade em relação a aceitação dos homens nas series iniciais, sendo assim a afirmação que somente mulheres tem o “dom” de interagir e educar crianças. No ensino médio tem o homem como tendo mais autoridade para ministrar a aula.
    O ponto positivo da feminização é a valorização da mulher ao longo dos anos, mostrando a igualdade na inserção docente.
    A docência deve ser vista como um meio facilitador do conhecimento, não necessita definir gênero para exercê-lo.

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  9. Os pontos positivos foram a reconhecimento da mulher no mercado de trabalho,sua independência financeira e um caminho para igualdade dos direitos.Os pontos negativos a desvalorização da profissão docente sendo vista como vocação e também o machismo que prevalece,com o salário masculino maior que o feminino,com as mesmas horas e condições de trabalho que na maioria das vezes era precária.

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  10. "Pontos negativo: Os baixos salários e falta de prestígio da época já estavam desagradando aos professores, então eles resolveram partir para a indústria deixando vagas na educação, estas vagas começaram a ser ocupadas por mulheres, mesmo aceitando salários inferiores elas ficaram na profissão, pois queriam sua independência e não tinham “capacidade física” para enfrentar a indústria.

    Ponto positivo: com o aumento da escolarização no país, e consequente aumento do número de meninas matriculadas com a entrada das mulheres a docência ficou menos autoritária, pois as mulheres eram mais afetuosas pois a professora se assemelha a figura materna, ou seja a escola tornar-se-ia uma extensão do lar."
    Wilclefe, Jusley e Katy

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